quinta-feira, 2 de julho de 2015

Estudantes pesquisam formas de perseguição e violência contra jornalistas


Por Phillippe Watanabe


Foto: Phillippe Watanabe
Um jornalista precisa se acostumar com ameaças e, ao mesmo tempo, entender que uma pauta nunca valerá uma vida. Essa é a opinião unânime entre as fontes ouvidas por um grupo de estudantes da Anhembi-Morumbi para seu trabalho de conclusão de curso.

Documentários ganham espaço no jornalismo investigativo


Por Jeniffer Mendonça


Foto: Camila Alvarenga
Em 2010, a produção de documentários atingiu cerca de 40 títulos, de acordo com a Revista 'Filme B'. Em meio a esse aumento, como o jornalismo tem se apropriado da linguagem audiovisual e cinematográfica para se comunicar com o público? Para o jornalista Pedro Rocha, do Coletivo Nigéria, o "formato dos telejornais está desgastado" e o documentário surge como uma alternativa para abordar questões "pouco cobertas" na mídia tradicional, que muitas vezes é “conservadora”.

Partindo desse contraponto, Carlos Juliano Barros, da ONG Repórter Brasil, afirma que a sociedade do século 21 vive um momento "embrionário e nebuloso". O investimento em produções audiovisuais determina os principais temas de discussão, mas, ao mesmo tempo, "gera uma crise de narrativa, em que a imagem supera a informação", contou em painel apresentado no 10º. Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji.

O desafio de traduzir o intrincado mundo do jornalismo científico para o leitor

Por Luan Ernesto Duarte

Foto: Alice Vergueiro 
Escapar do lobby das assessorias de centros de pesquisa, laboratórios e empresas privadas é só o primeiro desafio para jornalistas que se aventuram a cobrir uma das áreas mais técnicas da profissão: o jornalismo científico. Num mercado editorial cada vez mais marcado pela ligeireza, repórteres de publicações e editorias de Ciências discutiram hoje formas de destrinchar esse mundo para o público em geral, durante o 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, em São Paulo.

Clóvis Rossi e Cláudio W. Abramo são os homenageados no 10º Congresso da Abraji

Por Luana Freire

Foto: Alice Vergueiro
O jornalista Clóvis Rossi, colunista da Folha de S. Paulo, e Claudio Weber Abramo, vice-presidente da Transparência Brasil, foram os grandes homenageados do 10º Congresso de Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado pela Abraji, em São Paulo.

O presidente da Associação, José Roberto de Toledo, e o ex-presidente, Fernando Rodrigues, destacaram os esforços de Abramo na criação da Lei de Acesso à Informação no Brasil. Para Rodrigues, Abramo fez valer a máxima segundo a qual "o melhor desinfetante contra a corrupção é a luz do sol".

Estudantes de jornalismo cobrem em tempo real o Congresso da Abraji

Da Redação

Foto: Alice Vergueiro
Uma redação laboratorial com 20 estudantes e 10 editores faz a cobertura de todas as atividades do 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que acontece nos dias 2, 3 e 4 de julho, em São Paulo. A equipe é composta por estudantes universitários que participaram dos últimos módulos do Repórter do Futuro. O projeto foi idealizado pela Oboré e se desenvolve hoje em parceria com a Abraji e inúmeras organizações parceiras.

Es necesario un mayor esfuerzo para comprender a la Amazonia y sus habitantes, dice Eliane Brum

Por Ángela Reyes*

Foto: Camila Andrade
Para hacer buenos reportajes sobre la Amazonia, lo primero que hay que entender es que “no existe una Amazonia, sino varias” y serían necesarias múltiples vidas para conocerlas todas en profundidad, explicó durante su presentación en Abraji la reconocida periodista Eliane Brum.

Revelando as histórias 'de mentirinha' da publicidade cor-de-rosa

Por Natacha Mazzaro


Foto: Bruno Martins
Toda marca publicitária quer ter uma bela história para vender sobre si mesma. O problema é que nem sempre é verdade. Conhecida no mundo do marketing como storytelling, essas historinhas seduzem os consumidores e dão força contra a concorrência, mesmo quando são pura fantasia.

A jornalista Ana Luiza Leal revelou o truque dos publicitários na matéria "Toda empresa quer ter uma boa história. Algumas são mentiras", publicada no final do ano passado na revista Exame. Em palestra no 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, a repórter explicou como se deu o processo de quatro meses de apuração, no qual descobriu que a famosa historinha contada pela fabricante de sorvete paulistana Dilletto era falsa e que o fornecedor de laranjas fresquinhas vindas do interior de São Paulo da marca de suco Do Bem, nunca existiu.

'Publicidade nativa' atrai receita, mas ainda provoca desconfiança nas redações

Por Isabel Silva

Foto: Isabel Silva
A última fronteira do avanço da publicidade sobre o jornalismo é o chamado "native ad", quando anúncios e notícias podem se confundir aos olhos de alguns leitores. Com a receita ameaçada, grandes publicações começam a testar o novo formato, conseguindo um respiro de alívio para as contas, mas também lançando dúvidas sobre os limites desta simbiose.

Roberto Dias, secretário-assistente de redação da Folha de S.Paulo, e Kátia Militello, diretora de departamento de projetos especiais da Editora Abril, discutiram os rumos da publicidade nativa dentro da atividade jornalística, hoje, no 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. A mesa foi mediada pelo jornalista Nelson de Sá, colunista da Folha.

Editor de la revista peruana 'Etiqueta Negra' habla de las claves para un buen perfil

Por Ángela Reyes*

Foto: Divulgação
El lector es un enigma, es un traidor, es un infiel. Al finalizar de leer un artículo, sin importar cuál sea el tema o la longitud, solo recuerda uno o dos detalles. Por eso, dice Julio Villanueva Chang, director de la revista peruana Etiqueta Negra, la pregunta fundamental a la hora de elaborar un perfil es: "¿Cómo organizamos el recuerdo de los lectores?".

Dados oficiais e assessorias nem sempre ajudam na cobertura de segurança pública

Por Helena Carvalho Mega

Foto: Alice Vergueiro
Jornalistas que cobrem segurança pública costumam lidar com as assessorias de imprensa mais ‘complicadas’. Isto porque elas estão povoadas de veteranos, profissionais com experiência na área que conhecem a fundo o funcionamento dos veículos e a forma de trabalho e investigação de repórteres. E por isso, possuem facilidade em dificultar o acesso e a visualização de dados quando convém ao assessorado.

Como preservar arquivos digitais

Por Mariana Bananal 


Foto: Alice Vergueiro
Saber organizar informações é fundamental para a realização de uma boa reportagem. No ambiente digital, onde os documentos e dados se espalham de uma maneira acelerada, a prática do arquivamento garante agilidade ao trabalho jornalístico, que se torna também mais eficiente. “O arquivo só é bom quando você consegue mantê-lo íntegro e acessível”, garante Ana Célia Navarro, presidente da Associação de Arquivistas de São Paulo e docente da PUC-SP, durante sua participação no 10º Congresso de Jornalismo Investigativo promovido pela Abraji, em São Paulo.

Escritores falam da delicada relação entre literatura e reportagem

Por Keytyane Medeiros

Foto: Bruno Martins
Enquanto escrevia seu mais novo romance, "Que mistério tem Clarice?", o jornalista, cientista político e escritor Sérgio Abranches diz ter feito um "esforço para que o lead não matasse a história". O autor se referia ao primeiro parágrafo de um texto, que, no jornalismo, serve para apresentar os fatos da forma mais direta possível. As dúvidas e dilemas de Abranches foram postas à mesa, hoje, no debate "Jornalistas na Literatura", ao lado da economista, jornalista e comentarista Miriam Leitão (Globo/CBN) e da escritora e repórter especial Adriana Carranca (Estadão).

Investigação jornalística revelou segredo de 35 anos da ditadura

Por Pâmela Ellen

Foto: Alice Vergueiro
Foram 12 anos de investigação para que a jornalista Daniela Arbex conseguisse reconstituir os últimos passos do guerrilheiro Milton Soares de Castro no livro "Cova 312". Torturado e assassinado em 28 de abril de 1967, nos porões da Penitenciária Política de Linhares, a história de Milton continuava incompleta 35 anos depois da sua morte.

Universidade e movimentos sociais: estudantes debatem os bastidores das reportagens

Por Camila Alvarenga

Foto: Camila Alvarenga
Foi lendo um especial do jornal cearense, "O Diário do Nordeste", que a estudante Bárbara Rocha, da Universidade Federal do Ceará, conheceu a personagem que iria inspirar o seu primeiro grande desafio: o trabalho de conclusão de curso, essencial para se formar em jornalismo. A história de Pequena, primeira cacique do Brasil, da tribo Jenipapo-Kanindé, localizada na região metropolitana de Fortaleza, foi contada no livro-reportagem "Mulheres da Encantada", que aborda ainda as histórias de outras mulheres da tribo.

Cobertura do Poder Judiciário é mal explorada pela imprensa, diz fundador do Jota

Por Letícia Ferreira

Foto: Alice Vergueiro
Um poder pouco questionado pelo jornalismo. É assim que Felipe Recondo, jornalista e sócio-fundador do site de notícias jurídicas Jota, vê as pautas de cobertura do Poder Judiciário brasileiro. Para ele, essa área ainda representa um grande desafio não apenas para a imprensa, mas para outros setores da sociedade que pretendem questionar a Justiça.

Como fazer reportagem seguindo rastros das empresas de capital aberto

Por Juliana Domingos de Lima


Foto: Alice Vergueiro
Além de esclarecer termos do universo árido da contabilidade, o jornalista e colunista do Valor Econômico Fernando Torres traçou hoje, no 10º Congresso da Abraji, em São Paulo, caminhos para a cobertura de empresas privadas de capital aberto. O jornalista se dedicou a esmiuçar quais informações divulgadas merecem atenção e quais outras maquiam a situação financeira de uma empresa.

Critério e cuidado: saiba como Fernando Rodrigues e Chico Otávio apuraram o caso SwissLeaks

Por Karine Seimoha

Foto: Phillippe Watanabe
Como apurar e preparar a cobertura de um escândalo do tamanho do SwissLeaks? Afinal, é um trabalho gigante. Os dados vazados por Hervé Falciani – ex-funcionário do HSBC suíço - revelaram informações de contas de 106 mil clientes de 203 países. Mais de cem bilhões de dólares. Só de brasileiros, surgiram mais de 6600 contas bancárias que juntas, somam mais de 7 bilhões de dólares. O país é o 4º com maior número de envolvidos. A resposta dos dois jornalistas brasileiros que tiveram acesso à lista completa é: com critério e cuidado.

Como unir liberdade de imprensa e regulação da mídia


Por Beatriz Atihe

Foto: Isabel Flávia da Silva
Com a aprovação da Lei de Meios no Uruguai em dezembro de 2014, a polêmica em torno da regulamentação da imprensa ganhou fôlego. Enquanto muita gente enxerga a iniciativa de regulamentação como imposição de limites, controle de conteúdo e consequente prejuízo à democracia, os simpáticos à reforma a entendem como um incentivo a mais pela liberdade de expressão, já que o controle ficaria sob a responsabilidade de entidades da sociedade civil, com um processo transparente e flexível.

Totti lista os 5 'truques' para um bom texto jornalístico

Por Caroline Monteiro Araujo

Foto: Alice Vergueiro
O jornalista Paulo Totti abriu sua participação no 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, hoje, em São Paulo, dizendo que "um repórter deveria ser pago pelo tempo que consegue manter um leitor lendo a matéria dele". Para ele, os repórteres serão a última raça a ser extinta na Terra. "Ser repórter é a coisa mais importante do jornal. Se ele souber escrever de diversas formas, com bom embasamento intelectual para explorar o fato que encontrou na reportagem, o leitor vai ler todo o texto, por maior que seja", diz.

Nem só de frases se faz um jornal

Por Maria Clara Moreira

Foto: Phillippe Watanabe
O leitor disponibiliza em média 33 minutos por dia para ler um jornal impresso. A informação é do anuário da Associação Mundial de Jornais e Publishers de Jornais, divulgado em junho deste ano. Esse tempo curto reforça a importância de um projeto editorial gráfico que complemente as reportagens e otimize a absorção de informação.

"O design gráfico e o texto impresso não são elementos antagônicos, mas dois mundos que convergem", disse Gil Dicelli, diretor visual do jornal O Povo, durante o 10ª Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. A essa convergência dá-se o nome de jornalismo visual, uma das mais importantes linguagens para transmissão de uma mensagem.

Texas Tribune mostra que é possível fazer bom jornalismo sem lucrar nada

Por Beatriz Quesada

Foto: Alice Vergueiro
É possível fazer uma boa cobertura de política regional, engajando o público, sem cobrar pelo acesso ao conteúdo e formando cidadãos conscientes, disse o jornalista e co-fundador do Texas Tribune,  Evan Smith, no primeiro dia do 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, em São Paulo. 

Na sessão especial "Jornalismo sem fins de lucro, sustentável e próspero - o caso de êxito do Texas Tribune", Smith explicou que o site foi lançado há seis anos e está descobrindo um novo jeito de fazer jornalismo. Ele acredita que uma empresa jornalística que pretenda ter lucro, está obrigada a opferecer uma cobertura menos imparcial. Para Smith, apartidarismo, crítica e independência não são geradores de lucro, mas de valores.